Publicado por: correnteviva | julho 13, 2009

A origem da Pedagogia Social

Fui convidado a contribuir para o Blog da Corrente Viva, trazendo algo da Pedagogia Social, que desde o surgimento da Corrente Viva em 2000 serve de referência a seu desenvolvimento. .Nesta primeira contribuição quero situar a origem histórica da Pedagogia Social e nas seguintes abordar alguns aspectos mais essenciais de sua contribuição para o desenvolvimento das pessoas e das organizações.

 A Pedagogia Social tem sua origem na Europa , onde é bastante difundida com grande variedade de enfoques e vertentes, mas com atuação voltada basicamente para dois campos distintos: a formação social dos indivíduos e o trabalho social multidisciplinar direcionado ao atendimento de necessidades humano-sociais, em especial relacionadas à inclusão social de crianças e jovens em situação de risco.

 A vertente a que nos referimos aqui é a da Pedagogia Social de base Antroposófica, que  surgiu na década de 50, na Holanda, a partir do trabalho de Bernard Lievegoed, psiquiatra,fundador do NPI _Instituto Pedagógico Neerlandês para a Vida Empresarial, e que se tornou professor catedrático em Pedagogia Social na Universidade de Rotterdam, em 1955.  Para diferenciar a sua contribuição das demais vertentes já existentes da Pedagogia Social, propôs que sua cátedra fosse denominada de Ecologia Social (proposta visionária que teria evitado muita confusão futura, mas que na época não foi aceita).

 A Pedagogia Social de base Antroposófica chega ao Brasil em 1979, quando foi realizado o 1º Seminário de Introdução à Pedagogia Social, do qual tive o privilégio de poder participar, ministrado por Lex Bos, do NPI da Holanda, e sua esposa Johanna (as palestras deste 1º Seminário foram publicados pela Editora Antroposófica sob o nome de Desafios para uma Pedagogia Social).  Desde então os Seminários de Pedagogia Social, de introdução e de aprofundamento,  acontecem anualmente, hoje sob a responsabilidade da Associação de Pedagogia Social (www.pedagogiasocial.com.br).

O impulso da Pedagogia Social foi fortalecido com a vinda para o Brasil, em 1989,de Jacques Uljee – colaborador do NPI durante 25 anos-, que resultou no surgimento do Núcleo Maturi-Ecologia Social em 1996 e  posteriormente contribuiu para o desenvolvimento da Corrente Viva..

 A contribuição de Bernard Lievegoed, fundamentada na Antroposofia de Rudolf Steiner (pensador austríaco e pesquisador científico-espiritual que viveu de 1861 a 1925) hoje está na base do trabalho de centenas de consultores do mundo todo, reunidos na ASD (Association for Social Development-Associação para o Desenvolvimento Social), que realiza uma conferência anual, na semana de Corpus Christi. Na conferência da ASD deste ano, na Noruega, fui convidado a apresentar no domingo 07/06/2009 o “estudo de caso” da Corrente Viva, que foi muito bem recebido. No Brasil, o trabalho de Bernard Lievegoed serve de referência ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo Maturi-Ecologia Social, Instituto Fonte, Adigo Consultores, Instituto EcoSocial, entre outros.

DSCN4469

 No próximo Blog trataremos da definição da Pedagogia Social e de sua contribuição pratica para o desenvolvimento das pessoas e das organizações.

Jos Shoenmaker, psicólogo e consultor social

About these ads

Responses

  1. só voce fabiano pra dar essa força par nós da corrente sem vc eu acho que nao existia tudo isso par mim como pessoa vc e´10 bjs

  2. CLARO QUE A PEDAGOGIA E MUITO VASTA NAO TENDO UMA DEFINICAO UNANIME E QUE GOSTARIA DE SABER QUAL SERIA A MELHOR RESPOSTA.

    • Sou aluna especial do mestrado , minha tematica em estudo é a Pedagogia Social,que posso inicialmente conceitua la como uma ação teórica prática, socio educativa.ASSIM GOSTARIA DE PARTICIPAR DO GRUPO DE ESTUDO

  3. s

  4. Oi, sou aluna do curso de Pedagogia e estou preparando o meu TCC.
    O tema que abordo é sobre Educação Social/Pedagogia Social. É necessario embasamento teorico, ha alguma sugestão/orientaçao?
    Agradeço desde jápela atençao.

  5. Todo homem nasce bom e capaz de aprender e servir a sociedade,mas depende do meio e dos projenitores para que esta aprendizagem seja alcansada. Nhangui cuilo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: