Publicado por: correnteviva | julho 1, 2009

A Corrente Viva é feita de gente, minha gente!

                                                                       081202 Encerramento do Encontro da Rede Corrente Viva (46)A Rede Corrente Viva, minha gente, é feita de gente, de pessoas que se preocupam umas com as outras. Com a igualdade de oportunidades, com um mundo socialmente igualitário.  

         A Rede Corrente Viva é formada por gente que, na maioria das vezes, não tem uma formação específica, principalmente universitária. Mas tem uma grande formação e experiência de vida, que é o olhar e o sentimento de se preocupar com o outro e cuidar do outro.

         Mas essa gente percebeu que não basta ter o coração e a boa vontade. Tem que ter as ferramentas, ou seja, o saber, como poder, que ajudará nessa transformação.

         Da oportunidade de juntar-se a outros com o mesmo ideal, trocar experiências e buscar juntos o saber, surgiu a Rede Corrente Viva no ano 2000.  Tudo começou com 40 organizações que anos anteriores haviam sido apoiadas pelo Fundo Samuel, com financiamento das Igrejas Protestantes da Holanda, e foram chamadas em 2000 para um encontro patrocinado pelo mesmo parceiro.090428 Gestão Compartilhada (9)

         Muitas saíram no meio do caminho, por diversos motivos, mas nenhuma contesta o grande aprendizado que obteve com a Rede.Outras ficaram, porque acreditam no caminho do aprendizado, para transformar e criar. E teve muito aprendizado: como fazer uma reunião, uma pauta, como planejar, dividir atividades, compartilhar recursos e conhecimento, captar recursos, buscar o caminho do desenvolvimento pessoal, interagir com outras pessoas, e muito mais.

         Essa gente ainda quer mais. Quer se organizar melhor, quer se comunicar melhor, quer o aprendizado, quer a transformação. Essa gente… “não quer só comida…quer comida, diversão e arte…saída para qualquer parte”. A gente se alimenta, sim. Mas a gente também faz música e teatro. A gente desenha, conversa, conta história, pratica esporte, brinca (e como brinca), até briga (afinal, a gente é gente), mas depois, a gente conversa, e procura se entender.

         Essa gente, minha gente, está na periferia de São Paulo, aonde a cultura não chega, a não ser pelas organizações.    Alguns começam com os pequeninos, outros na idade escolar, outros promovem os idosos. Uns dão oportunidade aos jovens de construírem um futuro melhor. Outros apóiam a luta por moradias dignas às famílias. Todos formando uma grande corrente.

         O que nos une, é o sonho de um mundo melhor. Um mundo que, embora com suas diferenças, seja mais justo e de oportunidades iguais. Muitos têm se juntado a esse sonho. São nossos parceiros, nossos voluntários, nossos mestres. O nosso muito obrigado a cada um!

       Corrente_Viva_1  Quero, ainda, compartilhar com vocês o que ouvi de um procurador geral da República : “A justiça existe sem advogados, juízes, etc. A política existe sem políticos. A sociedade deve escolher a política, produzir a política, para que o político se aproprie dela. Este é o nosso papel, encurtar o tempo entre o erro e o acerto na política”.

Sidney Vinha – Socióloga e Coordenadora da Rede Corrente Viva


Responses

  1. Ual!!!

    A Corrente Viva está viva, mesmo.
    Parabéns pela iniciativa.

    Temos certeza de que este Blog será ferramenta fundamental para manter as entidades atualizadas e muito contribuirá para o seu desenvolvimento e o de suas causas.

    Parabéns a todas(os).

  2. Fabiano, parabens por mais essa trabalhor muito bom você é um menino de ouro. Muito obrigado beijos Solange

  3. Olá Fabiano Querido… parabéns pelo blog ficou otimo!!!! parabéns por mais um trabalho… creio que a corrente viva está em boas mãos… PARABÉNS!!!!! um beijooooooo

    Da sua nova amiga da Associação Casa Branca

    Anne…

  4. Redes sempre abrem espaços enquanto muros os fecham. Desde que eu conheço Fabiano, eu conheço a Rede Corrente e vejo que temos muito em comum: sonhos de construir uma sociedade mais humana, sonhos de viver mais autenticamente um@s com outr@s, e sonhos de ajudar curar traumas, ajudar diminuir odio e aumentar o perdão e a reconciliação. Vamos continuar denunciar formas de comunicação que machucam e vamos conscientizar o mundo ao nosso redor. Preconceitos são pré-conceitos….temos que chegar aos conceitos e no fim deixá-los ao lado e viver a mística e o místerio da vida. Uma saudação de respeito à REDE CORRENTE VIVA

  5. Alô Parceiros da Corrente:

    Uma Corrente é isso, com elos de ligação, que fortalecem as idéias e ações, fazendo com que as pessoas se desenvolvam e reflitam sobre situações inconstantes.

    Parabens Fabiano, que através da Comunicação vai fortalecendo esta Corrente para que esteja sempre Viva

    Axé.

    Gilson Negão.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: