Publicado por: correnteviva | julho 18, 2009

Recicle suas idéias

pets_para_reciclagem

A Rede Corrente Viva é feita de gente que busca um mundo com igualdade de oportunidades. Mas para termos um mundo socialmente igualitário, precisamos primeiramente “ter um mundo”.

Mas para onde nosso mundo está indo? Será que as crianças terão um lugar para desfrutar das conquistas pelas quais hoje nós lutamos?

Sustentabilidade é algo que precisa estar sempre em pauta. Ações simples podem fazer uma grande diferença… Não jogue lixo na rua! Separe o lixo reciclável! Gaste menos tempo no banho! Apague uma luz! Viu? Não é difícil.

Tenho inclusive algumas ideias que podem ser bem práticas, fáceis e de ajuda econômica. Sabe aquele óleo que sobra na panela e que você jogaria na pia? Guarde tudo! É uma ótima matéria prima para fazer sabão. E o você faria com todas as garrafas pets que sobraram daquela festa? Lixo? Nem pense nisso. Da para fazer lindas peças decorativas, até bancos e outros móveis. O jornal? Também não é lixo. Viram cestos, porta-retratos, guirlandas para o Natal… Viu quanta coisa você fez? E ainda preservou as águas, as árvores e ainda economizou um dinheirinho.

A luta por um mundo melhor deve ser travada junto com a luta por um mundo. Coloque a sustentabilidade como meio de inclusão, de geração de renda.

Não ensine apenas a pescar, mas sim conservar os mananciais para que sempre tenham peixes. Não ensine apenas a cultivar, mas também cuidar das árvores.

Reciclem, re-aproveitem, re-utilizem. Pense nisso, recicle suas idéias!

 Antonio Saturnino, estagiário da Rede Corrente Viva e estudante de jornalismo


Responses

  1. Rapaz !!!!!!!!!!!

    Fui ensinar a minha neta A “Pescar”, mas como era no Tietê, não deu certo não.

    Gilson Negão.

  2. Como é o primeiro comentário que faço no blog, aproveito o momento para parabenizar o Coordenador de Comunicação pela criação desta ferramenta interativa, os colaboradores e amigos da Corrente Viva pelos textos, muitos bons.
    Realmente, “para termos um mundo socialmente igualitário, precisamos primeiramente ‘ter o mundo”e assumir ações simples como essas (citadas no texto acima) e outras para a preservação do nosso planeta deveria ser uma pratica constante na vida de cada pessoa que habita este mundo. Nem todos assumem essas práticas. Façamos a nossa parte, reciclando, re-aproveitando, re-utilizando, conscientizando as pessoas da importancia da preservação do meio ambiente, da reciclagem. Isso já fará alguma diferença.

  3. Meus parabéns, Antonio, é mesmo por aí, chamando a atenção para as pequenas coisas que cada um pode fazer para melhorar o mundo em que vivemos. A Rede iniciou uma “conversa” em Gestão Compartilhada sobre a preservação do meio ambiente, mas ainda está tímida…, e já acrescentou um objetivo em seu estatuto sobre o cuidado com o meio ambiente, pra oficializar e agir mais nesta direção. Algumas organizações já estão fazendo pequenas ações…, precisamos incentivar mais, criar o hábito, como um lavar de mãos, um escovar os dentes.

  4. Antonio,

    Também acho que é super importante prestarmos atenção à preservação do nosso planeta, mesmo que a gente ainda não consiga tomar todas as atitudes necessárias é preciso começar.

    No meu prédio ainda não consegui que se organizasse uma forma de coleta de lixo reciclado, mas percebi que tem uma senhora que procura por materiais recicláveis nos latões. Eu separo o lixo reciclável do não reciclável e já ajudo essa senhora, mas mesmo na minha casa é difícil que as pessoas demorem uns segundos a mais pensando em qual sacolinha jogar o lixo…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: