Publicado por: correnteviva | outubro 7, 2009

Coleta seletiva! Ela também pode funcionar para você

coleta%20seletiva[1]

 Hoje em dia, tomar iniciativas sustentáveis não é muito fácil. Principalmente porque, de um modo geral, as cidades não estão estruturadas para dar à população o suporte necessário. Mas ainda assim podemos fazer a nossa parte.

            Essa falta de estrutura das cidades é perceptível principalmente no sistema de coleta de lixo. Praticamente não existe coleta seletiva e esse é um dos principais motivos para muitas pessoas não separarem o lixo orgânico do reciclável.

            Ei…Espere aí! Não desanime! Esse ato faz uma grande diferença e eu tenho algumas ideias bem práticas para você destinar todo esse material reciclável.

            Se sua rua ou bairro já possui o sistema de coleta seletiva, fica muito mais fácil. Nesse caso só falta sua iniciativa. Mas se não é o caso, você pode procurar os chamados “ferro velhos”. Com certeza tem um bem pertinho de você. Muitos desses lugares recebem a maior parte dos materiais recicláveis e você ainda pode ganhar um troquinho (só não espere ficar rico).

            Uma outra ideia é procurar as cooperativas de reciclagem. Muitas cooperativas vão até sua casa retirar o material e nesse caso, além de você ajudar o meio-ambiente, também ajuda muitas famílias que têm a reciclagem como fonte de renda. Ou se você preferir, deixe esse material com aquele catador que passa na sua rua toda semana.

            Outro problema é o destino que se dá ao entulho que sobrou da reforma da casa, pois o preço para se utilizar uma caçamba é muitas vezes inacessível principalmente para quem acabou de gastar até o que não podia para fazer a reforma. Hoje a prefeitura de São Paulo já coloca à disposição da população vários pontos para coleta de pequenas quantidades de entulho.

No site http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/servicoseobras/limpurb, você encontra o endereço de locais que recebem o entulho e de cooperativas cadastradas para receber material reciclado.

Com certeza, no mínimo uma dessas iniciativas é viável para você e de grande ajuda para o planeta. Uma última dica: o mais importante é reduzir a quantidade de lixo que você produz. Utilize tudo, de todas as formas possíveis e quantas vezes forem possíveis. Seja consciente!

 

Antonio Saturnino, estagiário da Rede Corrente Viva e estudante de jornalismo


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: