Publicado por: correnteviva | abril 20, 2010

A hora do planeta é agora

Aconteceu, no último dia 27 de março, a “Hora do Planeta”. A proposta da Ong WWF, organizadora dessa iniciativa, era conscientizar as pessoas através de um ato bem simples, apagar todas as luzes por uma hora.

Devo confessar que foi muito trabalhoso convencer meus pais apoiarem esse movimento, mas por fim consegui e, durante uma hora, ficamos às escuras. Minha excitação era tão grande que eu queria ver o engajamento das pessoas e, quando olhei pela janela, para a minha surpresa (ou não), todos os vizinhos estavam com todas as luzes acesas.

É muito triste ver como é difícil as pessoas apoiarem, de maneira tão simples, um ato social que, apesar da simplicidade, pode ajudar a conscientizar outras pessoas e, de alguma forma, tornar o mundo um pouco melhor.

Neste início de ano, São Paulo enfrentou um período de chuvas constantes e enchentes quase que diárias. A maior causa desses alagamentos, era o entupimento de bueiros em função do acúmulo de lixo. Ficou muito clara a ineficiência da prefeitura em administrar o sistema de coleta e limpeza da cidade, mas também não podemos isentar-nos de parte da culpa. O simples fato de segurar o lixo um tempinho a mais para poder jogá-lo no lixo, já pode fazer uma grande diferença.

As últimas catástrofes que afligiram vários lugares em todo mundo, estão mostrando a fúria da natureza pelo nosso descaso de muitos e muitos anos. Vamos então tentar acalmá-la, começando com pequenas ações. Lembrem-se, lugar de lixo é no lixo e apague as luzes quando não for necessário que ela esteja acesa. Dediquem sempre uma “hora para o planeta”.

Antonio Saturnino, jornalista e colaborador da Rede Corrente Viva


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: