Publicado por: correnteviva | setembro 3, 2010

Atos conscientes, resultados sustentáveis

Alguns dias atrás, peguei carona com um casal de amigos para voltar de um happy hour para casa. O casal era bastante jovem e eu pouco conhecia sobre seus ideais, crenças ou posições políticas.

Conversamos sobre diversos assuntos até que, em determinado momento, eles comentaram que evitavam ao máximo usar o carro, porque o carro poluía muito para transportar apenas duas pessoas. Meu maior espanto foi ver que duas pessoas tão jovens como eles tinham essa preocupação com o meio ambiente. Além de deixar o carro na garagem e usarem bicicleta ou o meio de transporte público, eles adotaram outras medidas bacanas em seu dia a dia. Usam sacos de lixo biodegradáveis, não pegam sacolinhas nos supermercados, recolhem a sujeira do cachorro quando passeiam pela rua, fazem a separação do lixo reciclável. Eles também participam de várias ações sociais em orfanatos, asilos e comunidades carentes.

Esse casal consegue fazer muita coisa que eu ainda não consegui em minha casa. É impossível convencer minha mãe a não encher uma sacola com sacolinhas no supermercado. Ainda mais difícil, é fazer meu pai sair sem carro de casa ou até mesmo mostrar como pilhas ou baterias, quando jogadas no lixo, prejudicam os mananciais.

Nem por isso perco minhas esperanças. Continuo separando o lixo reciclável, reaproveitando água para limpeza externa, tomando banhos curtos e tirando os aparelhos eletrônicos das tomadas. Fico muito feliz quando percebo algumas mudanças em casa, mesmo que pequenas. Minha mãe já separa o óleo usado para fazer sabão e é muito mais econômica.

Reeducar os nossos pais, pode ser muito difícil. Mas tomem o exemplo desse jovem casal e reeduquem-se a vocês próprios. Aos poucos suas ações refletirão à sua volta e pode mudar, mesmo que minimamente, as ações de outras pessoas.

Lembrem-se, não podemos fazer tudo, mas devemos fazer tudo o que podemos.

Antonio Saturnino, jornalista e colaborador do blog Corrente Viva


Deixe uma resposta

Categorias

