Publicado por: correnteviva | julho 8, 2011

A água, elemento essencial

Olá queridos! Meus posts serão sobre sustentabilidade, um dos assuntos que virou a vedete em qualquer lugar. Nesse momento quero chamar atenção para um dos elementos mais importantes para nós (e que nem sempre damos a devida atenção), a água.

Nosso corpo é composto de 70% dela. O planeta Terra não é azulzinho a toa também. A água é um dos elementos mais importantes, pois sem ela não há a menor chance de haver vida, em qualquer lugar.

Há muito tempo as pessoas já se deram conta de que a água não é eterna e pode sim acabar. Alguns indivíduos, porém, ainda não acham isso tão importante assim. Vai entender né?! Devem ter uma usina particular ou algo assim.

O fato é que cientistas estão criando recursos para ‘caçar’ água por aí. Isso mesmo!

Poderosos satélites, com instrumentos de altíssima precisão, foram desenvolvidos para encontrar aquíferos subterrâneos e saber quando vai chover em áreas vizinhas a desertos.

Quem teve tal iniciativa? Sempre nossos colegas que adoram tecnologia, Estados Unidos e Europa. Ambos desenvolveram instrumentos tão poderosos e precisos que podem ver mudanças milimétricas no nível da nossa querida água. Um desses instrumentos é chamado de Grace, sigla para Registro de Gravidade e Experimento Climático, desenvolvido pela NASA e pela DLR, agência espacial alemã. Seus dispositivos são capazes de detectar finas mudanças no volume de água dos mais variados reservatórios e, depois de descontar as alterações por fatores naturais, é possível detectar qual foi a quantidade de líquido usada pelo homem e podem fazer alertas sobre seu uso.

Enfim, acredito que seja uma das alternativas que poderão auxiliar-nos na busca pela água. A ajuda de recursos tecnológicos, satélites ultramodernos e cientistas empenhados são sempre bem vindos, mas vale lembra que a consciência de cada um também faz diferença.

Por Renniê Paro, jornalista e colaboradora do Blog Corrente Viva


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: