Publicado por: correnteviva | agosto 5, 2011

Templos Verdes

Quem nunca visitou uma igreja, um templo budista, uma Meca ou uma sinagoga que era simplesmente incrível? Grandes construções que ostentam todo o glamour e poder das religiões que representam. Já cheguei a me sentir uma formiguinha ao entrar em um desses (e confesso que não gostei nadinha).

Com a tendência de produtos verdes, ações verdes, pessoas verdes (ta, isso ainda não) os grandes religiosos não poderiam ficar de fora. Eles não só têm aderido às construções sustentáveis, como também as têm inovado. O mais recente empreendimento que chamou a atenção por sua ousadia é a mesquita que será construída na cidade alemã de Norderstedt. Qual a grande diferença dos outros templos islâmicos? Essa terá turbinas eólicas em seus dois minaretes, ou sejam, torres que se destacam na fachada.

Os novos equipamentos fornecerão um terço da energia elétrica do prédio todo. Mas as coisas não param por ai. Há também a instalação de hélices de vidro que refletirão a luz do sol em certo horário do dia.

Ok, o projeto ainda nem saiu do papel e sequer tem data para começar, mas achei uma iniciativa realmente interessante.

Nosso País tem duas iniciativas no mesmo sentido. Uma delas é o centro de treinamento e de alojamentos da entidade religiosa Sukyo Mahikari, de origem japonesa e o Templo da Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus. A primeira busca a certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental) e a segunda A LEED, uma das mais prestigiadas do mundo.

Acho que com o tempo veremos cada vez mais empreendimentos verdes e, quem sabe, conseguimos recuperar um pouquinho daquilo que destruímos há tantos anos.

Por Renniê Paro, jornalista e colaboradora do Blog Corrente Viva


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: